Voltar


II CONFERÊNCIAS DO CENÁCULO

“Periódicos e imprensa local e regional na
Biblioteca Pública de Évora”

Março – Dezembro 2005

RESUMOS
 

10 de Março
Mafalda Soares da Cunha/Fátima Farrica- CIDEHUS.UE
Hemera - Base de dados de artigos sobre o Alentejo

Hemera é a designação de uma base de dados de artigos sobre o Sul de Portugal e que há três anos a esta parte tem vindo a ser desenvolvida no CIDEHUS-UE. O projecto nasceu aquando da definição do programa científico do centro O Sul de Portugal /Portugal no Sul. Interacções, trocas e difusão de modelos socioculturais e tem como principal objectivo disponibilizar instrumentos de trabalho que estimulem e facilitem a investigação histórica sobre o Alentejo. Por esse motivo a base de dados está on-line, acessível a partir do site do CIDEHUS (www.cidehus.uevora.pt) e é de utilização simples e intuitiva.
É constituída por duas partes. Uma primeira que acolhe todos os artigos de história publicados em revistas editadas no Sul de Portugal e em revistas académicas; uma segunda que integra os estudos históricos dispersos por colectâneas de artigos ou actas de colóquios e congressos. Os artigos foram classificados em grandes categorias temáticas e cronológicas a fim de facilitar a busca, o que não obsta a que se admita a pesquisa livre através de qualquer palavra. A pesquisa pode ainda ser efectuada por título, autor ou revista.
Como se depreenderá facilmente a base está em permanente actualização. Conta no momento cerca de 1518 entradas e cobre já a maioria das revistas editadas no Alentejo, para além dos trabalhos dispersos pelas principais revistas académicas recentes.
 

14 de Abril
Casimiro Amado - CIDEHUS.UE
O restabelecimento do ensino superior em Évora – o debate na imprensa eborense (1959-1979)

Foi pelo Decreto-Lei 482/79 que, 220 anos após os seu encerramento forçado por ordem do Marquês de Pombal, a Universidade voltou a Évora.
Na realidade, a restauração ocorrida em 1979 foi o culminar de um processo iniciado nas páginas da imprensa eborense nos finais da década de cinquenta. No jornal “A Defesa”, a partir de 1957, os Cónegos Drs. Sebastião Martins dos Reis e José Augusto Alegria desenvolvem uma campanha com vista ao restabelecimento da Universidade, campanha que se inscreve na proximidade da comemoração, dali a dois anos, do quarto centenário da abertura da Universidade e do segundo do seu encerramento. O estudo da imprensa local neste intervalo de um pouco mais de duas décadas é precioso para podermos acompanhar as vicissitudes que marcam este processo que tem como pontos altos a criação, em 1964, do Instituto Superior de Estudos Sociais de Évora, e, depois, em 1972, a criação do Instituto Universitário de Évora. Também no pós-25 de Abril de 1974 e até à restauração da Universidade em 1979 a história do restabelecimento do ensino superior em Évora exige um estudo aturado da imprensa local.
 

12 de Maio
Fernando Gameiro – CIDEHUS.UE
Sociedade, Elites e Educação na imprensa regional

Privilegiando a análise da educação formal por entre os atributos das elites, a comunicação foca casos contextualizados que mostram como a imprensa contribuiu para a formação de elites, entre finais do século XIX e meados do século XX.
 

16 de Junho
Teresa Santos - CIDEHUS.UE
Os jornais educativos do distrito de Évora: da classificação possível ao impacte regional

A Biblioteca Pública de Évora conserva, em colecção incompleta, jornais educativos do distrito eborense que constituem fonte quer para estimar o impacte regional das polémicas educativas nacionais quer para a configuração de um modo regional de pensar a educação e a escola. Neste contexto, a comunicação visa indagar a natureza problematizante dos jornais existentes até 25 Abril de 1974 e qual o seu contributo para a divulgação de teorias pedagógicas. De todos os jornais destacaremos O Leme, publicado em pleno regime salazarista, por ser o mais representativo de um modo epocal de pensar, permitindo assim obter o conhecimento das pedagogias valorizadas, das práticas defendidas, dos valores em causa e de tendências reformistas divulgadas.
 

8 de Setembro
Maria Ana Bernardo - CIDEHUS.UE
A imprensa eborense na Regeneração e na República: projectos e concretizações

Os inventários e estudos publicados sobre o jornalismo eborense constituem o material a partir do qual nos propomos analisar a imprensa no concelho de Évora no final da Monarquia e na I República. Considerando que se trata de um período particularmente fértil em termos de debate público, e que os jornais foram o seu veículo privilegiado, intentamos avaliar em que medida a imprensa local acompanhou a proliferação de periódicos registada a nível nacional. Pretende-se, também, estabelecer eventuais regularidades e tendências quanto ao ritmo evolutivo e ciclo vital dos periódicos eborenses, detectar as lógicas políticas e sociais que lhe eram subjacentes e situar contexto do universo social eborense os principais dinamizadores dos projectos jornalísticos identificados.
 

13 de Outubro
Paulo Guimarães - CIDEHUS.UE
Empresas e empresários na imprensa eborense (1890-1910)

A imprensa constitui um importante repositório de informação para a história económica e empresarial. Incidindo no caso de Évora entre os finais da Monarquia e o Estado Novo, nesta comunicação o autor irá mostrar o valor, bem como os seus problemas que estas fontes colocam. A análise de conteúdo irá revelar o tecido empresarial eborense, as áreas de negócio no campo agrícola, comercial e industrial, bem como as iniciativas empreendidas e os seus problemas. O conhecimento que este exercício nos traz contraria imagens correntes e estereotipadas sobre as elites locais e o Alentejo.
 

10 de Novembro
Maria de Fátima Nunes  mfn@uevora.pt – CEHFC.UE
A imprensa agronómica nos fundos da Biblioteca Pública de Évora.

O tempo da Regeneração no Portugal oitocentista gerou uma onda de especialização na imprensa periódica científica. A par do grau de profissionalização do cientista e da abertura de espaços científicos especializados para o Ensino Superior - como o caso da Agronomia em Lisboa, 1852 - o público leitor assiste à proliferação de um elevado número de revistas e publicações periódicas especializada na área da agronomia e saberes «correlativos».
A Biblioteca Pública de Évora potencializava aos seus leitores esta tipologia de leitura científica, directamente vocacionada para os melhoramentos agrícolas e para o desenvolvimento rural da larga extensão agrícola localizada para «Alem - Tejo». Pretendemos nesta conversa aberta publicitar a importância deste tipo de fontes para a História Contemporânea, com especial destaque para os círculos culturais e científicos que estavam presentes na idealização e organização da imprensa agronómica oitocentista.