Projecto inter-regional promove mundo rural

  A Associação de Freguesias do Concelho de Évora esteve representada em Trentino, Itália, numa reunião de trabalho sobre áreas urbanas e rurais com o objectivo de aprofundar o conhecimento do espaço rural para o desenvolvimento conjunto de acções integradas de desenvolvimento. Numa posição privilegiada tendo em conta o conhecimento e o trabalho desenvolvido para e com as freguesias, a Associação foi integrada como parceira no projecto de cooperação inter-regional “Learning Sustainability” que está a ser desenvolvido entre Trento (Trentino), Rovaniemi (Lapónia) e Évora (Alentejo).

O presidente da Associação de Freguesias participou recentemente numa reunião de trabalho com outros representantes do Alentejo, nomeadamente a Região de Turismo de Évora (a convite da qual a Associação se fez representar), a Universidade de Évora e a Direcção Regional do Ambiente, e de mais duas regiões europeias tendo em vista estratégias de coordenação inter-regional que potenciem a revitalização do mundo rural enquanto suporte identitário de referências na sua relação com o urbano. Aprofundar o conhecimento do espaço rural e criar ofertas promotoras do desenvolvimento sustentado que envolvam as populações locais, é uma das metas a atingir, tendo em conta a cooperação e a troca de experiências entre as regiões participantes.

Na reunião realizada na região de Trentino (Itália), António Gavela fez uma exposição baseada no Diagnóstico Social das Freguesias Rurais do Concelho de Évora que, além do retrato destas comunidades, revela os pontos fortes e os pontos fracos da realidade rural de Évora. O diagnóstico, realizado pela Universidade de Évora a pedido da Associação de Freguesias, constitui o primeiro suporte técnico e informativo das freguesias rurais através do qual é possível concorrer a programas que alterem o quadro de isolamento e de desertificação que afecta a generalidade das freguesias rurais.

A participação nesta rede europeia vem reforçar, segundo António Gavela, “o importante trabalho que a Associação de Freguesias tem vindo a desenvolver através da prestação de serviços a todas as freguesias, do desenvolvimento de novas formas de cooperação e apoio às áreas das suas competências ou resultantes de protocolos com entidades públicas ou privadas, por intermédio da assessoria jurídica, da formação e valorização dos recursos humanos ligados às juntas de freguesia e ainda da concepção e apresentação de projectos que promovam o desenvolvimento global das freguesias”.

No quadro do associativismo e das parcerias desenvolvidas com vista ao desenvolvimento das comunidades nas suas mais variadas vertentes, o presidente da Associação de Freguesias sublinha a importância dos protocolos com a Universidade de Évora, com a CNA (Confederação Nacional de Agricultura) para apoio técnico, no terreno, aos pequenos e médios agricultores, com a Associação para o Desenvolvimento Rural “Trilho”, com a Câmara de Évora, além de muitas outras entidades.

 

Reforçar intervenção

Reduzir assimetrias

 

 Todas estas questões que fazem parte da intervenção da Associação de Freguesias vão de encontro ao trabalho desenvolvido no âmbito da rede europeia constituída em torno do projecto “Learning Sustainability”. Este projecto, patrocinado pelo Recite II – programa da Comissão Europeia “Política Regional”, debruça-se sobre áreas específicas de intervenção que, além da problemática do meio rural e urbano, incidem no turismo, qualidade de vida, planeamento e coordenação, cooperação e o desenvolvimento de projectos  com o objectivo final do desenvolvimento sustentado.

Esta rede europeia tem como propósito a análise das questões relativas à relação cidade/campo para perspectivar estratégias e acções de modo a intervir junto dos problemas existentes. Na sequência deste trabalho poderão vir a ser criados, pela União Europeia, programas que contemplem o financiamento de projectos para viabilizar intervenções mais profundas e consistentes de apoio ao desenvolvimento do mundo rural mantendo e preservando as suas características identitárias. 

António Gavela salienta ainda que “a participação da Associação de Freguesias nesta rede europeia poderá contribuir para o reforço dos meios de intervenção a nível local reduzindo, assim, as assimetrias e reforçando, ao mesmo tempo, a participação de Évora e do Alentejo em dinâmicas europeias”.

Da reunião realizada no Centro Ecológico de Trentino resultou um novo encontro da rede, agendado para Junho no mesmo local, para aprofundamento dos estudos, medidas, estratégias e experiências e a definição dos conteúdos que integrarão, em Outubro ou Novembro, o fórum europeu  em local ainda a determinar. Neste fórum participarão, além das três regiões já integradas no projecto, outras com problemas similares ou que manifestem interesse pela revitalização do seu espaço rural.