Participação maior do que as palavras

 

A Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos da Horta das Figueiras inaugurou recentemente a sua sede e Centro de Dia num edifício situado na Rua General Humberto Delgado nº 23, R/C. Com a participação de muitas dezenas de associados, a cerimónia contou com a presença do presidente da Câmara, Abílio Fernandes, do presidente da Junta de Freguesia, Francisco Rato, do presidente da Associação de Freguesias, António Gavela, entre muitos outros convidados.

O presidente da Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos da Horta das Figueiras, Luís Fonseca, agradeceu emocionado à Junta de Freguesia e à Câmara “o empenho e a dedicação demonstrados no processo de compra e equipamento do Centro de Dia”. O agradecimento foi extensível ao projecto “VIVER na Cidade” que, promovido pela Associação de Freguesias, está a ser desenvolvido na Horta das Figueiras e em outras duas freguesias do concelho de Évora: Malagueira e Senhora da Saúde. O contributo dado por intermédio deste projecto de intervenção social é assinalado pela cedência de uma parte do equipamento para o Centro de Dia e do acompanhamento e apoio logístico dado por duas animadoras e outro pessoal técnico.

Depois dos agradecimentos às entidades e às muitas pessoas que contribuíram para tornar viável este Centro de Dia, o seu presidente, Luís Fonseca, falou dos objectivos de, enquanto IPSS, a Associação atender e recolher pessoas em situação de risco e sem capacidade de resposta para as situações com que são confrontadas. “Esta é uma forma de a nossa Associação precaver e acautelar as consequências do processo de envelhecimento”, disse.

Por sua vez, o presidente da Junta de Freguesia da Horta das Figueiras, Francisco Rato, traduzindo a importância da inauguração do Centro de Dia considerou que “mais do que as palavras sublinho a satisfação de termos aqui um ninho para a terceira idade”. Ao assinalar o esforço realizado pela direcção da Associação de Reformados, Francisco Rato acrescentou que “o novo espaço é pequeno mas, é a primeira pedra lançada para a concretização de um objectivo maior e mais ambicioso”.

No uso da palavra, também o presidente da Câmara Municipal de Évora, Abílio Fernandes, realçou a importância do novo espaço. “É sempre com alegria que o município de Évora participa na inauguração de um destes equipamentos. Mas, a Associação de Reformados da Horta das Figueiras só acontece porque foram criadas novas freguesias em Évora”, disse o autarca. Ao prosseguir afirmou que “a Junta de Freguesia da Horta das Figueiras empenhou-se e prestou o máximo apoio à criação da Associação e à concretização do Centro de Dia”.

Abílio Fernandes adiantou ainda, de uma forma humorística, ter ficado surpreendido quando recebeu, na Câmara, o convite para a inauguração da sede da Associação. E argumentou: “isto acontece devido ao empenho e articulação entre a Associação de Reformados, a Junta de Freguesia da Horta das Figueiras e a Associação de Freguesias do Concelho de Évora, esta última representativa e ao serviço de todas as freguesias do nosso concelho. O Associativismo, o empenho, a participação, aumentam a capacidade de resposta para fazer face às necessidades e aos problemas. Com o trabalho desenvolvido em benefício das populações estas estruturas mais próximas da comunidade impulsionam a Câmara para se fazer o que é necessário de acordo com o interesse das populações”.

Numa clara alusão à importância dos órgãos do poder local mais próximos dos cidadãos – as freguesias – Abílio Fernandes elogiou o trabalho da Junta de Freguesia da Horta das Figueiras e também da Associação de Freguesias pelo apoio e impulso que tem dado às freguesias que representa em todo o concelho.

Por outro lado, o presidente da Câmara de Évora realçou a importância da participação popular como outra das vias para a construção do desenvolvimento que a todos diz respeito. Ao tomar como exemplo o Centro de Dia da Horta das Figueiras que recebeu os mais variados contributos, com destaque para os sócios que, apesar de reformados, fizeram e cederam o que lhes foi possível, o edil salientou os resultados conseguidos através da articulação de esforços. E, a propósito das comemorações do 27º aniversário do 25 de Abril, realçou “a força de estarmos juntos. Este esforço demonstrado pela Associação de Reformados da Horta das Figueiras revela a forma de fazermos a força. Não basta estarmos juntos. Também é preciso lutar para que a sociedade em que vivemos seja melhor. Cada um deve sempre dar o seu contributo por causas válidas para todos nós”, disse.