Largo como núcleo de interactividades
As obras de construção do centro de convívio e da sede do Grupo Desportivo e Recreativo de Guadalupe recomeçaram em finais de Março, depois de um longo interregno devido às chuvas frequentes de Inverno.

Com o terreno e projecto-tipo cedidos pela Câmara Municipal de Évora, a obra é da responsabilidade do Grupo Desportivo que conta com a colaboração da Junta de Freguesia e do município. Também a Associação de Freguesias do Concelho de Évora vai prestar o seu apoio através da elaboração de um projecto de candidatura da obra a fundos comunitários (PORA).

 

 

 

E.guadalupe.gif (80913 bytes)

A construir na Praça que, basicamente, se pode definir como a centralidade da aldeia, o centro de convívio e a sede do Grupo Desportivo integram-se no conjunto de outras obras que, em construção ou a construir mais tarde, vão fazer deste espaço um forte núcleo de interactividades com funções articuladas, concretizando as valências de lazer, convívio, rede de troca de saberes, local de encontro.

Em perspectiva está ainda o alargamento e melhoria do campo de futebol que inclui a criação de valetas, a colocação de painéis publicitários (que representam também mais meios financeiros para as obras em curso), as obras do polidesportivo descoberto e dos balneários, as quais deverão iniciar-se em breve.

O Grupo Desportivo e Recreativo de Guadalupe, apesar de assinalar já cerca de 40 anos de existência, só há cerca de dois anos retomou a sua actividade depois de um longo período inactivo.

Sem sede própria nem local onde se reunir ou treinar, o Grupo Desportivo aposta no novo espaço como grande aglutinador de actividades e sinergias. O presidente, Manuel Tanganho, fala-nos dos projectos que, num futuro próximo, possam criar dinâmicas que envolvam toda a população da freguesia, bem como de outras comunidades vizinhas através de intercâmbios de índole desportiva, recreativa e social.

A participação no campeonato sub-15 a realizar entre as freguesias rurais é uma das actividades inscritas no plano de actividades do Grupo Desportivo, a que se juntam a realização de jogos de futebol com a equipa sénior e a equipa sub-15 feminina (criada há poucos meses), bem como a participação e organização de torneios de sueca, damas, malha, dominó. A direcção da colectividade propõe-se ainda realizar ao ar livre (sempre que o tempo o permita), matinés, serões musicais, a festa desportiva anual, assim como a festa anual da Freguesia em conjunto com outros agentes da comunidade.

Manuel Tanganho adiantou que, a direcção do Grupo Desportivo pretende reorganizar e melhorar todos os serviços de secretaria e de tesouraria, prestar mais informação à população, com destaque para os sócios, sobre os projectos da colectividade. Esta está neste momento a fazer um esforço de sensibilização para que mais pessoas se associem. Quanto mais representantes tiver, maior será a sua capacidade de intervenção.

É ainda intenção do Grupo Desportivo solicitar à Câmara Municipal de Évora um autocarro para que, no período do Verão, possam realizar uma ou duas excursões à praia e a Fátima com convite expresso a toda a população da freguesia. Além da confraternização, o Grupo Desportivo procura também, através destas iniciativas, angariar mais sócios e envolver toda a população para a construção de um projecto que a todos diz respeito e que consiste no desenvolvimento da freguesia.