As obras de construção da nova sede da Junta de Freguesia da Senhora da Saúde tiveram, finalmente, início. Com arranque previsto para Janeiro, só agora puderam avançar devido ao prolongado tempo chuvoso que atrasou não só este, como todos os planos de obras.

Com uma duração projectada para sete meses, os trabalhos de construção da sede da Junta de Freguesia estão calculados em cerca de 29 mil contos.

A nova sede da autarquia da Senhora da Saúde está a ser construída em terreno cedido gratuitamente pela Câmara Municipal de Évora que também financia parcialmente os trabalhos. Para o efeito inscreveu no Plano de Actividades para 2001 uma verba de 10 mil contos, que se juntam aos custos do projecto igualmente cedido pelo município. Através da administração central vão ser desbloqueados, para a construção da sede, nove mil contos cabendo o restante esforço financeiro à Junta de Freguesia que contou com uma importante manifestação de solidariedade por parte dos munícipes. Ao aderir voluntariamente ao processo, a população da freguesia prestou um insubstituível contributo para a construção da sede, encarada como uma mais valia para a comunidade da Senhora da Saúde.

Entre as valências da nova sede da Junta de Freguesia destaca-se uma sala para atendimento personalizado à população, onde vão ser instalados computadores com acesso à Internet e à RAE (Rede de Autarquias de Évora) para consulta pública. Ainda a pensar nos munícipes, o plano de obras contempla a construção de um salão polivalente para actividades sócio-culturais e lúdicas aberto à iniciativa de associações, colectividades e outras organizações interessadas, assim como a toda a população.

Como uma das intervenções mais relevantes destaca-se ainda a construção de três gabinetes (com entradas independentes) para serem utilizados temporariamente por associações e outros organismos sem fins lucrativos até disporem de sede própria. Esta é uma forma, entre muitas outras, da Junta de Freguesia apoiar a vida associativa e a projecção de actividades de interesse público na sua área de intervenção. Salienta-se que na Freguesia há várias associações e colectividades sem instalações próprias.