Participe para viver melhor na cidade

 

 “VIVER na Cidade”, criado no âmbito da Rede Social do Concelho de Évora, para as freguesias da Horta das Figueiras, Malagueira e Sra da Saúde, é um projecto de luta contra a pobreza. Com o Plano de Acção para 2001 já traçado e a ser desenvolvido assume o atendimento social como uma das suas principais intervenções. Para tal foi criada uma equipa técnica que irá entrar em funcionamento a partir do dia 28 do corrente, quarta-feira. O desenvolvimento social é o pressuposto básico das acções a desenvolver no âmbito do projecto.

O projecto, integrado no plano anual do Conselho Local de Acção Social e das comissões sociais de freguesia (criadas por intermédio da rede), vai  funcionar nas freguesias da Horta das Figueiras, Malagueira e Sra da Saúde. Para aprofundamento do diagnóstico social já elaborado, com o objectivo de minimizar ou solucionar os principais problemas sociais, o projecto “VIVER na Cidade”, em conjugação com estas três comissões sociais de freguesia, criou um plano de atendimento às populações.

Assim, a partir do dia 28 do corrente mês, o atendimento na Freguesia da Malagueira é feito todas as quartas-feiras das 9 e 30 às 12 e 30 horas nas instalações da Cruz Vermelha da Cruz da Picada (Lote 6, Rés do Chão). Na Horta das Figueiras o atendimento social é feito na sede da Junta de Freguesia à quinta-feira, entre as 14 e 30 e as 17 horas. Se optar por esclarecer alguma dúvida por contacto telefónico o número é 266 771464. Por fim, o atendimento na Senhora da Saúde é feito à segunda-feira, igualmente na sede da Junta de Freguesia, entre as 14 e as 17 e 30 horas (telefone número 266 744220).

Para melhor enquadramento destas acções, sublinha-se que as comissões sociais de freguesia têm como principal objectivo o diagnóstico social das comunidades por si abrangidas para identificação e tentativa de resolução dos seus principais problemas. Criadas no âmbito da Rede Social do Concelho de Évora e interligadas por intermédio do Conselho Local de Acção Social, as comissões de freguesia desenvolvem, entre muitas outras actividades, a candidatura de projectos a programas nacionais ou europeus para desbloquear financiamentos na área da intervenção social. Nesta matéria, as três comissões sociais de freguesia viram aprovados, entre outros, o projecto “Viver na Cidade”, integrado no Programa Nacional de Luta Contra a Pobreza.

O projecto conta com a participação e empenhamento de diversas entidades públicas e privadas sem fins lucrativos, das quais de destacam as juntas de freguesia abrangidas, a Câmara Municipal de Évora e a Associação de Freguesias que é a promotora.

Entre os objectivos do projecto “VIVER na Cidade” contam-se o reforço das relações interinstitucionais para efectivar a intervenção em rede, realizar estudos sectoriais para aprofundar o diagnóstico social das freguesias envolvidas, melhorar as condições de habitabilidade das famílias, resolver problemas de carácter urgente, aumentar a participação da população idosa nas acções de animação sociocultural (tal como já aconteceu no Carnaval), reforçar a participação dos adolescentes e jovens em acções dirigidas a estas faixas etárias e elevar a frequência de acções de formação profissional por parte de desempregados ou pessoas com fraco grau de formação.

Transformar a realidade envolvente com vista ao desenvolvimento social é uma das metas perseguidas através da melhoria das condições de vida das comunidades e do reforço da participação dos vários parceiros envolvidos.