Recentrar o papel do idoso na sociedade

  Na Freguesia de S. Miguel de Machede está a ser construído um Centro de Dia de novo tipo para acolher inicialmente cerca de 25 utentes. A obra, orçada em cerca de 27 500 contos, está projectada para, num futuro próximo, vir a ser um Centro de Desenvolvimento Social Integrado perspectivando respostas efectivas para a problemática social da velhice. Acompanhada e financiada parcialmente pela Junta de Freguesia e Câmara Municipal de Évora, a obra vai ser alvo de uma candidatura ao III Quadro Comunitário de Apoio apresentada pela Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de S. Miguel de Machede. O prazo de conclusão dos trabalhos, previstos para uma área aproximada aos 315 metros quadrados, depende das verbas a atribuir. O terreno e o projecto foram cedidos pelo município de Évora.

A construção do Centro de Dia de S. Miguel de Machede tem como objectivos dotar a Freguesia de condições básicas de apoio aos idosos e, essencialmente, potenciar o convívio entre si e a sua valorização enquanto elementos de enriquecimento comunitário e intergeracional.

O Centro de Dia, com várias vertentes, inclui serviço alimentar, apoio médico, de higiene e ao nível do transporte de pessoas com dificuldades de mobilidade, promoção de intercâmbios e de oportunidades sócio-culturais e de ocupação dos tempos livres. Terá ainda uma sala de convívio animada com actividades diversificadas e pontuais, inscritas em planos de acção mensais.

No que diz respeito às actividades de ocupação dos tempos livres, as possibilidades são tão alargadas quanto os motivos de interesse dos utentes, podendo ir desde a leitura aos trabalhos manuais, sessões de poesia, de contos populares, jogos tradicionais, passando por espectáculos, exposições, conferências sobre temas oportunos, coros, entre outros.

Tendo em conta que os problemas sociais dos idosos e da própria Freguesia não se resolvem apenas com a construção de um Centro de Dia, a obra está projectada de modo a criar condições para um futuro Centro de Desenvolvimento Social Integrado que deverá ser gerido pela Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos com o apoio da Junta de Freguesia de S. Miguel de Machede.

A insuficiência de estruturas e de equipamentos sociais na Freguesia são um dos pontos de partida para a criação do Centro de Desenvolvimento Social Integrado como abordagem de combate à exclusão dos idosos no processo de interacção comunitário. Com a criação de um serviço de apoio técnico especializado para a satisfação das necessidades indispensáveis, a criação do Centro assume-se como um projecto de desenvolvimento de competências sociais que, começando na valorização dos idosos e consequente melhoria das suas condições de vida, pretende abranger toda a população da Freguesia, tendo em conta o sentido de comunidade, o relacionamento e enriquecimento intergeracional e a solidariedade social. 

O Centro Integrado inclui ainda como propósitos o fortalecimento das relações interpessoais entre idosos e a comunidade em geral, protagonizando pontes de interacção entre as estruturas e agentes sócio-educativos e culturais. Como muitos dos idosos ainda estão aptos a desenvolver actividades ligadas não só às suas áreas de interesse, como profissionais, procura-se, através deste projecto, que eles participem (se assim o desejarem) na prestação de serviços técnicos no Centro que podem ir desde a carpintaria, à canalização, à electricidade, entre outros, bem como na transmissão de saberes e na animação do espaço. O artesanato é um dos muitos exemplos a que se podem juntar sessões de reflexão baseadas em muitos anos de experiência.

A criação de um serviço social ao idoso é outra das valências a criar no âmbito do Centro Integrado, para a prestação de serviços diversificados, tais como a ajuda no preenchimento de formulários de diversa natureza, atendimento, encaminhamento de processos, entre outros.

O serviço domiciliário é outra vertente considerada na criação do Centro, através do qual é prestado apoio alimentar (almoço e jantar), de higiene doméstica e individual, serviços de lavandaria, bem como de pequenas intervenções de melhoria das condições de vida. Também está projectado um Centro de Noite Deambulatório para idosos e outros grupos de risco.

  Desenvolver e criar laços de complementaridade

  Salienta-se que a Freguesia de S. Miguel de Machede, com uma população que ronda os 1058 habitantes, de acordo com os censos de 1991, tem uma taxa de idosos aproximada aos 24 por cento. Tendo em conta os rácios de dependência (de jovens e de idosos) conclui-se que por cada 100 pessoas potencialmente activos há cerca de 64 potencialmente inactivos.

Para inverter esta tendência a Junta de Freguesia de S. Miguel de Machede, a Associação de Freguesias do Concelho de Évora, a Câmara e outras entidades com as quais existem parcerias ou que estão a ser mobilizadas para parceiros num processo de desenvolvimento integrado, procuram criar condições de reforço do espírito de participação dos agentes locais, onde se incluem os reformados, pensionistas e idosos que têm muito ainda para dar à sociedade.

Por outro lado, estas estruturas autárquicas pretendem, com a implementação do Centro de Desenvolvimento Social Integrado, criar laços de complementaridade com outros projectos e programas de intervenção social estruturantes com incidência local e regional.