Documentos On-line
.
Plano de Actividades
.
Transportes
.
Galeria Fotográfica
.
.
Assembleia de Freguesia
 
Mensagem do PresidenteHistorialAssociativismoExecutivoContactosLocalização
 
ARQUIVO
Vitor Moinhos apresenta exposição “Viagens” no ciclo Monsaraz Museu Aberto

#

Mostra de trabalhos em acrílico sobre tela na Igreja de Santiago, na vila medieval de Monsaraz

A Igreja de Santiago, na vila medieval de Monsaraz, recebe até ao dia 15 de Agosto a exposição “Viagens”, de Vitor Moinhos. A mostra está integrada no ciclo de exposições Monsaraz Museu Aberto e pode ser apreciada diariamente entre as 10h e as 18h.

Vitor Moinhos apresenta em Monsaraz trabalhos em acrílico sobre tela. Autodidacta e natural de Lisboa, Vitor Moinhos teve desde criança tendência para as artes, o que foi determinante para se dedicar à pintura.

Uma aposta e uma paixão que actualmente considera ganha, apesar de encarar as artes em Portugal como uma actividade de lazer. A par da pintura, Vitor Moinhos publicou poemas, fez teatro amador, realizou vários programas numa rádio local e foi co-fundador de um grupo de música de intervenção e de outro de música popular portuguesa, nos quais era autor das letras, músicas e arranjos musicais.

O artista está hoje representado em diversas colecções institucionais e particulares no país e no estrangeiro, tendo executado milhares de desenhos e mais de 800 obras a pastel, aguarela, óleo e acrílico. Ao longo da sua carreira, Vitor Moinhos participou em mais de uma centena de exposições colectivas e individuais realizadas em localidades como Lisboa, Setúbal, Almada, Barreiro, Moita, Azeitão, Sesimbra, Palmela, Vila Viçosa, Cartaxo, Alcochete, Viana do Castelo, Santarém, Silves, Cascais, Leiria, Albufeira, Guimarães e Ourém. No estrangeiro, expôs os seus trabalhos em Espanha (Barcelona, Elda, Sax, Elche) e Itália (Ferrara).


MONSARAZ ESTÁ EM FESTA
10,11,12 e 13 de Setembro



Num período em que as festividades populares se estendem um pouco
por todo o Concelho, eis que chega a vez de Monsaraz.
As Festas em honra do Senhor Jesus dos Passos, que têm tanto
de tradicionais, como de históricas, são já uma marca importante no
panorama festivo regional.

Sexta-feira | 10

19h | ABERTURA/Oficial das Festas em Honra do Senhor Jesus dos Passos 2010
22.30h | TOIROS / Entrada e Largada de Toiros pelas Ruas da Vila.
22h | SEVILHANAS / Grupo Buleira
        Mesa da Tortura
        (Castelo)

Sábado | 11

08h | Alvorada com Salva de Morteiros
12h | TOIROS / Enraizar a TRADIÇÃO
         Chegada a Monsaraz dos Toiros e cabrestos conduzidos a
         cavalo pelos campinos desde o Rossio, passando pela azinhaga de
         S. Lazaro em direcção ao Castelo
17h | MUSICA / Chegada da Banda Filarmónica Harmonia Reguenguense.
17.30h | TOIROS / Tradicional festejo taurino com 5 vacas e 1 Toiro.
22h | MUSICA / Concerto pela Banda Filármonica Harmonia Reguenguense:
        Homenagem póstumo a Raul Nunes Ferreira, elemento inconfundível nas
        festas de Monsaraz durante dezenas de anos.
00h | FOGO / Fogo de Artíficio da Piroctenia HC&Filhos
00.30 | MUSICA / Variedades com JOSÉ MENDES e Grupo de dança de Lisboa MOBYS DANCE.
           BAILE / Abrilhantado por Vitor Cortes

Domingo | 12


08h | Alvorada com Salva de Morteiros
10h | Arruada pela Banda Filarmonica Harmonia Reguenguense pelas Ruas da Vila e Arrabalde.
17h | Mudança das imagens para a igreja Matriz, seguindo-se de missa solene.
18h | Procissão percorrendo as ruas da Vila e Arrabalde ao som da Banda Filármonica.
22h30 | Magnifico Acontecimento Taurino ( Ver programa Próprio)
00h30 | MUSICA / "LOS ROMERITOS".

Segunda-Feira | 13

08h | Alvorada com Salva de Morteiros
17h30 | Tradicional Vacada de 2ª Feira, no final será sorteado o Novilho da Rifa

 


I Passeio equestre “Monsaraz ao luar”

No Sábado dia 26 de Junho, decorreu nas imediações da vila medieval de Monsaraz um passeio equestre nocturno com a denominação “Monsaraz ao luar”.

A iniciativa foi em parceria pelo equitador Filipe Palma e pela Junta de Freguesia de Monsaraz, percorrendo trilhos seculares que conduzirão os cavaleiros até aos principais monumentos megalíticos, que se localizam na zona envolvente da vila medieval de Monsaraz.

Este passeio a cavalo contou com a presença de algumas figuras conhecidas do toureio, do fado e do cinema nacional, como são os casos das cavaleiras tauromáquicas, Joana Andrade e Maria Mira, a fadista Ana Sofia Varela e a modelo e actriz Ana Catarina Wallenstein.

A participação no passeio foi limitada apenas a convidados e estarão presentes cerca de trinta e cinco cavaleiros mais cinco charretes, que vão terminar esta jornada por volta da meia-noite na praça de armas do castelo de Monsaraz, onde se segue um churrasco de convívio para todos os participantes.
 


Exposição de Graça Souza na vila medieval de Monsaraz
Ciclo Santiago apresenta exposição “Verde Serrado”

 

Foi inaugurada, dia 15 de Janeiro, uma exposição de pintura de Graça Souza. Intitulada “Verde Serrado”, esta exposição foi  integrada no Ciclo Santiago 2010 e poderá ser apreciada até ao dia 14 de Março, na Igreja de Santiago, em Monsaraz.

Graça Souza apresenta 27 trabalhos pintados a óleo sobre tela e técnica mista que poderão ser adquiridos pelos visitantes. A pintora considera que “tudo o que nos rodeia é cor. Nós próprios somos cor. Na pintura, quando acabada, nada melhor que a cor para exprimir o processo de transformação desde o caos à ordem”.

Graça Souza nasceu em Lisboa e desde muito cedo viajou por toda a Europa. Desde 1997 participou em várias exposições individuais e colectivas, como por exemplo, na Estufa Fria, na Cordoaria Nacional, na Galeria de Colares, no Algarve Arte (Almancil), no Solar Alvarinho (Melgaço), nas salas VIP do Aeroporto de Lisboa, no Festival de Arte de Edimburgo, entre outras.

Os trabalhos de Graça Souza vão estar patentes na Igreja de Santiago, na vila medieval de Monsaraz, e podem ser apreciados todos os dias entre as 10h e as 13h e das 14h às 18h.
 


 

INFORMAÇÃO

A Junta de Freguesia de Monsaraz, em parceria com a Casa de Cultura de Corval e a Competir Formação e Serviços, S.A, irá dinamizar entre os dias 7 de Abril e 27 de Maio a iniciativa MONSARAZ PARA TODOS.

O projecto consiste na realização de visitas guiadas gratuitas, para alunos do ensino básico de todo Alentejo aos principais monumentos da Vila histórica de Monsaraz, sendo estas visitas complementadas com alguma animação educativa durante o circuito da visita, relacionada com a história e com lendas locais.

Esta acção que visa dar a conhecer a história da Vila fortificada de Monsaraz logo nos primeiros anos de escolaridade às crianças da região, pode também servir para incutir nos mais novos que são os homens e mulheres de amanhã, um gosto especial pela preservação do nosso património histórico, estimulando-os através do conhecimento para a valorização da nossa identidade cultural.

A iniciativa será dinamizada por um grupo de estagiárias do Curso de Informação e Animação Turística, que farão as visitas guiadas com trajes de época medieval, para que os participantes se sintam dentro de muralhas envolvidos numa viagem ao passado histórico de Monsaraz.

 


Obras de beneficiação nos cemitérios da Freguesia de Monsaraz

A Junta de Freguesia de Monsaraz vai iniciar em breve alguns trabalhos no sentido de melhorar os dois cemitérios da Freguesia.

No cemitério de Monsaraz será colocado um ponto de acesso à rede de águas a meio do corredor central, facto que irá facilitar o acesso às pessoas que necessitam de executar trabalhos de limpeza e manutenção nas sepulturas situadas longe da entrada principal, onde se encontra o único acesso disponível á rede de água.

No cemitério do Outeiro, para além da colocação de bancos de apoio em mármore no interior do espaço serão construídas duas boxes, uma para armazenagem de materiais diversos, outra para depósito de lixos provenientes dos trabalhos normais de manutenção efectuados no referido cemitério.

2010-01-15


Monsaraz recebe final da penúltima etapa da volta ao Alentejo em bicicleta

A meta do contra relógio individual da Volta ao Alentejo em bicicleta, será instalada no próximo Sábado dia 12, junto à porta da vila em Monsaraz.
O referido contra relógio liga Reguengos de Monsaraz à Vila medieval, na talvez mais espectacular etapa da edição de 2010 da Alentejana.

Informamos que o trânsito automóvel estará restrito aos veículos da caravana da volta, em todos os acessos ao interior da vila a partir das 15h de dia 11.
 

Reguengos de Monsaraz apresenta ao mundo as potencialidades turísticas do concelho

Stand de Reguengos de Monsaraz na BTL com réplica de 4,5 metros de altura de uma torre do castelo de Monsaraz

O Município de Reguengos de Monsaraz vai estar pelo quarto ano consecutivo na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) a promover as potencialidades turísticas do concelho. Localizado no Pavilhão 2, stand C10, Reguengos de Monsaraz vai apostar na promoção nos sectores do turismo cultural e paisagístico, turismo em espaço rural, gastronomia e vinhos, turismo náutico e de aventura e turismo de negócios.

A BTL é a maior feira internacional de turismo que se realiza em Portugal e vai decorrer entre os dias 13 e 17 de Janeiro na Feira Internacional de Lisboa (FIL), com a participação de cerca de 700 expositores. Neste evento, o município vai mostrar as suas propostas aos operadores turísticos nacionais e estrangeiros, desenvolver acções institucionais e de marketing e estabelecer contacto directo com potenciais turistas.

Este ano, Reguengos de Monsaraz apresenta um novo stand institucional que evidencia os principais atractivos turísticos do concelho, como o Grande Lago do Alqueva, a vila medieval de Monsaraz, a olaria de S. Pedro do Corval (maior centro oleiro da Península Ibérica), o património megalítico, a gastronomia e o vinho da região. Em destaque no stand vai estar uma réplica com 4,5 metros de altura da torre do castelo de Monsaraz.

O Município de Reguengos de Monsaraz vai também promover na BTL uma expedição humanitária, denominada “Coração na Guiné”, a que se associou desde a primeira hora e que visa entregar medicamentos, equipamento e material hospitalar a várias unidades médicas da Guiné-Bissau, em especial ao Centro Médico da Casa Emanuel, em Bissau, e ao Centro de Saúde da Jocum, em Gabu. “Coração na Guiné” é uma expedição de 7.500 km de moto que três amigos vão realizar este ano, com partida de Campinho, no concelho de Reguengos de Monsaraz, para a qual estão a angariar os bens necessários.

A campanha engloba ainda a vertente de voluntariado, pois pretende encontrar pessoas com disponibilidade para trabalhar no terreno em áreas como a saúde, educação, puericultura ou lazer, e proporciona um intercâmbio entre a Escola Básica do 1º Ciclo de Reguengos de Monsaraz e a escola comunitária da Casa Emanuel, de forma a estimular a criação de laços de amizade e cooperação entre as escolas dos dois países.

O stand do Município de Reguengos de Monsaraz terá também um programa de animação diário entre as 16h e as 19h. Na quarta-feira e na sexta-feira Mário Moita (piano e voz) actua com Cajó Soares (saxofone). Na quinta-feira, Mário Moita apresenta o espectáculo de Fado ao Piano, acompanhado por Jorge Silva (guitarra portuguesa) e Rogério (viola de fado). No sábado será a vez do jovem fadista Luís Caeiro e de Joana Vales, e no domingo Mário Moita vai cantar músicas alentejanas com os Trovadores do Sul.

Diariamente, Reguengos de Monsaraz vai oferecer aos visitantes provas de vinhos da CARMIM – Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz, da Granacer e do Monte do Corval. Na sexta-feira haverá provas de queijos e enchidos. A promoção de Reguengos de Monsaraz na BTL integra ainda a distribuição de 15 mil folhetos promocionais do concelho no catálogo oficial da organização.

José Calixto, presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, considera que “a participação na BTL significa a presença do município na maior feira de turismo que se realiza em Portugal, com todas as vantagens que se podem obter ao nível dos contactos junto dos principais operadores turísticos nacionais e internacionais”. O autarca refere que “este ano foi produzido um novo stand institucional, mais atractivo e mais ambicioso, de forma a captar mais visitantes para este espaço de Reguengos de Monsaraz e assim aumentar o número de turistas no concelho”.

2010-01-13


Vila medieval de Monsaraz apresentou presépio de rua com figuras em tamanho real

40 figuras em tamanho real acompanham visitantes entre os dias 8 de Dezembro e 6 de Janeiro
 

A vila medieval de Monsaraz vai recebeu a representação da Natividade com um presépio de rua com 40 figuras em tamanho real. O presépio esteve distribuído pelas ruas até ao Largo do Castelo, local onde foi colocado o conjunto principal com a Virgem, S. José e o Menino.

O presépio de Monsaraz é formado por figuras construídas a partir de grandes estruturas de ferro e rede recobertas por panos de cor crua, impermeabilizados e tratados para o efeito. Todas as figuras vão estar iluminadas, resultando num efeito visual apreciável para os visitantes que se deslocarem à vila histórica durante a noite.

Esta iniciativa apresentada pelo 11º ano consecutivo na vila medieval de Monsaraz, pôde ser apreciada desde dia 8 de Dezembro até 6 de Janeiro. Os milhares de turistas que se deslocaram durante este mês a Monsaraz poderam fazer um percurso pelas ruas históricas acompanhados pelas figuras que representam a Natividade, como os Reis Magos, o almocreve, os guardas do castelo, o pastor, a lavadeira, entre muitas outras.

O presépio de rua em Monsaraz é um projecto artístico da autoria da escultora Teresa Martins e segundo José Calixto, presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, “tem como objectivo dinamizar e promover a vila medieval através de uma iniciativa com méritos firmados e elevada criatividade no domínio da animação temática de conjuntos históricos”.

2010-01-08

 

 

© 2009 Junta de Freguesia de Monsaraz

 Powered by: