Documentos On-line
.
Plano de Actividades
.
Transportes
.
Galeria Fotográfica
.
.
Assembleia de Freguesia
 
Segundo sábado de cada mês
Feira de Artesanato


Local: Monsaraz

Em Dezembro

Dia 8, Festas de Nossa Senhora da Conceição na aldeia da Barrada.

Até aos reis, exibição do presépio de rua na Vila de Monsaraz.

Realização da festa de natal dos reformados da Freguesia de Monsaraz.

Realização da festa de natal das crianças da Freguesia de Monsaraz.


Balcão Social da Freguesia de Monsaraz

Serviço itinerante de proximidade e apoio às populações das aldeias da Freguesia.

Contato - 266 550 120

Responsável - Andreia Pinto

 


 

Mensagem do PresidenteHistorialAssociativismoExecutivoContactosLocalização

Bem-vindos à Freguesia de Monsaraz!

A Junta de Freguesia de Monsaraz, pretende com este espaço dotar o universo Net de toda a informação detalhada sobre Monsaraz e a sua área geográfica, que mais possa interessar á generalidade dos internautas que nos procuram, quer por fins turísticos, quer por motivos profissionais ou até mesmo para um acesso à distância aos serviços da própria Junta de Freguesia. »»

 
 
Destaques & Notícias
 
Utilidades
 
 
Galeria de imagens gentilmente oferecidas à Junta de Freguesia de Monsaraz pelo fotografo eborense José Cabrita Nascimento, que sente Monsaraz, como um dos seus locais de eleição para fotografar

Ver fotografias


Foi inaugurada no ultimo dia 15 de Julho a bienal cultural, Monsaraz Museu Aberto 2016, que se irá prolongar até ao final do mês a 31 de Julho.

A cerimonia inaugural foi presidida pelo Ministro da Cultura, contando também com a presença da embaixadora de Israel em Portugal, entre outras personalidades de vários setores que marcaram presença e importante momento do certame, que assinala nesta edição os 30 anos desde a sua primeira realização.

 


Nos dias 30 e 31 de Julho o Observatório do Lago Alqueva realiza a primeira edição do Curso de Telescópios e Montagens.

Curso de Telescópios e Montagens no OLA

Se sempre quis comprar um telescópio mas não sabe qual o apropriado, se já tem um telescópio mas não o sabe usar muito bem ou se o seu telescópio já tem uma montagem equatorial com sistema Go-To mas não sabe funcionar com ela, então este curso é para si!

Inscreva-se já!
Inscrições e mais informações disponíveis no nosso site, na página:
http://olagoalqueva.pt/events/curso-telescopios/
 


www.monsaraz360.pt
é o novo site interactivo que permite conhecer a história e o património arquitectónico da nossa vila medieval de Monsaraz.

O site é bilingue, em português e inglês, tem galerias de imagens dos fotógrafos António Caeiro, João Fructuosa e David Ramalho, a história da vila, visita interactiva 360 graus e o mapa de localização com informação das povoações mais próximas. As empresas locais poderão ter visitas interactivas e assim ficarem associadas ao projeto.

 


EDITAL

ARRENDAMENTO RURAL DE PARCELAS DE TERRENO PERTENCENTES AO PRÉDIO RÚSTICO DENOMINADO POR «ROSSIO», INSCRITO NA MATRIZ PREDIAL SOB O ARTIGO 261, DA SECÇÃO 005, PROPRIEDADE DA FREGUESIA DE MONSARAZ - Ver edital

Documentos:
 - Normas
 - Parcelamento



Vila medieval de Monsaraz eleita Maravilha do Alentejo

Município de Reguengos de Monsaraz apostou no património histórico e natural

#A vila medieval de Monsaraz foi eleita uma das “7 Maravilhas do Alentejo” pelos leitores do jornal Margem Sul. O Município de Reguengos de Monsaraz aderiu a esta iniciativa que teve mais de 80 mil votos através do site do periódico e que pretendeu contribuir para a promoção do Alentejo, mobilizando os cidadãos para a defesa e a redescoberta do património material e imaterial. A outra candidatura do Município foi a paisagem do Grande Lago Alqueva no concelho de Reguengos de Monsaraz.

Este concurso organizado pelo jornal Margem Sul com o apoio dos governos civis de Évora, Beja, Portalegre e Setúbal recebeu 30 candidaturas municipais. Para além de Monsaraz, a lista vencedora das “7 Maravilhas do Alentejo” integra o Castelo de Evoramonte (Estremoz), Fortaleza de Marvão, Lago de Alqueva (Portel), Tapeçarias de Portalegre, Portas de Beja (Serpa) e Terreiro do Paço (Vila Viçosa).

A vila medieval de Monsaraz (Monumento Nacional) é uma das mais antigas vilas de Portugal. Localizada numa região habitada desde os tempos pré-históricos, existindo na sua envolvente muitos monumentos megalíticos, Monsaraz é um primitivo castro que foi mais tarde romanizado e ocupado sucessivamente por visigodos, árabes, moçárabes e judeus, até ser definitivamente cristianizado no século XIII. Em 1167 foi conquistada aos muçulmanos por Geraldo Sem Pavor, caindo em 1173 para os almóadas na sequência da derrota de D. Afonso Henriques em Badajoz. Em 1232 voltou a ser conquistada aos árabes e em 1385 foi invadida pelas tropas castelhanas, mas cedo foi reconquistada por D. Nuno Álvares Pereira.

Depois da restauração da independência, em 1640, foi construída uma nova linha de fortificações, tornando Monsaraz numa vila praticamente inexpugnável. Monsaraz foi sede de concelho até 1851, ano em que se fixou definitivamente em Reguengos de Monsaraz. Em termos de património é importante destacar a Torre de Menagem, a Casa da Inquisição, a Porta da Vila, a Porta de Évora, a Porta da Alcoba, a Igreja Matriz de Nossa Sra. da Lagoa, o Pelourinho, a Igreja de Santiago, a Ermida de S. João Baptista, o edifício do Hospital do Espírito Santo e Casa da Misericórdia, a Ermida de S. José, os Antigos Paços da Audiência, a Cisterna e todo o casario característico da vila.

O Município de Reguengos de Monsaraz candidatou também às “7 Maravilhas do Alentejo” a paisagem do Grande Lago Alqueva no concelho, integrando o plano de água ao longo do vale principal do Rio Guadiana e toda a natureza envolvente, mas também o património megalítico, arquitectónico e etnográfico que pontua este território.

José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, expressa “a enorme satisfação do Município por Monsaraz ter sido eleita uma Maravilha do Alentejo, pois representa o reconhecimento que esta vila medieval e toda a sua beleza patrimonial vêm granjeando de todos os que a visitam”. Para o autarca, “a escolha do Grande Lago Alqueva é também muito importante para Reguengos de Monsaraz, concelho onde existem cerca de 200 quilómetros de margens da albufeira, pelo que estou muito satisfeito por ter sido um dos vencedores, pois este é um património que não é de nenhum Município em particular mas sim de toda uma região, o Alentejo, e naturalmente de todos os portugueses”.


A FREGUESIA DE MONSARAZ, NOS 100 ANOS DA RÉPUBLICA PORTUGUESA;

5 DE OUTUBRO DE 1910 – 5 DE OUTUBRO DE 2010

No seguimento da fusão das duas Juntas Paroquiais de Stª Maria e Santiago, foi constituída a Junta de Freguesia de Monsaraz, que durante os 100 anos da Republica Portuguesa conheceu apenas 17 Presidentes.

Entre o primeiro, Francisco Segurado Galego, que tomou posse em 1911 e o actual, Jorge Miguel Nunes, ficam pelo meio Presidentes com os mais variados desempenhos na vida politica do concelho de Reguengos de Monsaraz, nos últimos 90 anos do século XX e na quase completa década deste.

A lista de Presidentes:

1 - Francisco Segurado Galego (1911 a 1919)       
2 - António Godinho
3 - António Diniz Carvalho
4 - António Rosado Ferro
5 - Francisco Saramago Godinho
6 - Joaquim Saramago Godinho
7 - Augusto Lopes Coelho
8 - Francisco Caeiro Segurado
9 - Joaquim Saramago Godinho
10 - Francisco Cavacas Pereira
11 - Manuel da Silva Ferreira
12 - Joaquim Inácio Coelho Neves Cardoso
13 - Manuel Gonçalves Ferro
14 - Joaquim Inácio Coelho Neves Cardoso
15 -José Rosa Massano Gualdino
16 - Luís Manuel Cotovio Caeiro
17- Jorge Miguel Martins Berjano Nunes (Outubro 2005 – Presente)


Medalha de ouro para o Monsaraz Premium


O vinho tinto
Monsaraz Premium 2008 foi premiado com a medalha de ouro no concurso internacional Monde Selection de Bruxelas, um dos mais emblemáticos concursos de vinhos da Europa. Este concurso teve a participação de vinhos de mais de 20 países de todo o mundo, tendo contado com mais de 500 vinhos em prova.

Monsaraz Premium

 


| Arquivo |

 
.
Saúde e Segurança
Extensão de Saúde de Monsaraz
Consultas Quartas Feiras Extensão de Saúde do Outeiro - Consultas Terças e Quintas Feiras

Guarda Nacional Republicana
Posto Territorial de Telheiro Telef - 266557151

Conselhos da
Guarda Nacional Republicana em caso de burlas

.
Aldeias
Ferragudo, Telheiro, Outeiro, Barrada, Motrinos
.
Ligações úteis
.
Reclamações e Sugestões
.
Mapa de Monsaraz
.
Adicionar aos favoritos
.
Definir como Homepage
 
 

 

© 2009 Junta de Freguesia de Monsaraz

 Powered by: