ARQUIVO DE NOTÍCIAS

Limpar Portugal

A floresta é um dos recursos naturais mais antigos à disposição do Homem. A sua exploração aumentou exponencialmente com a rápida industrialização e o crescimento populacional. No entanto, hoje em dia, a crescente e cada vez mais exigente legislação, a pressão da opinião pública e a atenção global na protecção ambiental exigem uma gestão dos recursos florestais eficiente e responsável.

Neste sentido, a Junta de Freguesia de Canaviais aderiu ao projecto Limpar Portugal, que se realizou no dia 20 de Março de 2010. A lixeira na qual tivemos envolvidos foi na Herdade da Silveirinha, perto do novo Estádio do Lusitano de Évora.

Estamos certos que contribuimos para a limpeza de Portugal um dia antes do Dia Mundial da Floresta e da árvore. Nada melhor para iniciar a Primavera.

A quem nos acompanhou, o nosso muito obrigado.


Junta de Freguesia de Canaviais

 

POUPAR ENERGIA É DAR LUZ À VIDA



A Junta de Freguesia, numa iniciativa conjunta com o Governo Civil de Évora e a EDP, irá promover a campanha de troca Gratuita de lâmpadas velhas por lâmpadas economizadoras.

Para tal, deverá dirigir-se à sede da Junta de Freguesia fazendo-se acompanhar de 4 lâmpadas velhas.

 

 

FREGUESIA DE CANAVIAIS NA PRAIA

No dia 19 de Agosto a Junta de Freguesia organizou uma deslocação à praia de S.Torpes na Costa Alentejana, para os mais novos da Freguesia. Foi um autocarro cheio de adolescentes e não só que se juntaram a esta "excursão".

No dia 27 de Agosto serão os idosos da Freguesia a deslocarem-se em dois autocarros ao Badoca Safari Parque à descoberta de novas aventuras.


Boletim Informativo do Torneio de Futebol de Sub 15 Inter-Freguesias 2009 - N.º 06 - Junho 2009


Na sequencia do Mexa-se nos Canaviais, foi realizada mais uma actividade, desta vez o Fitball foi de facto um momento de grande animação desportiva para todos aqueles que quiseram participar



Boa Vizinhança

A par do que tem sido realizado nos outros anos entre a Freguesia dos Canaviais e a Freguesia do Bacelo, no dia 31 de Maio foi celebrado o dia da Boa Vizinhança, tendo ambas as Freguesias participado numa caminhada que culminou com um churrasco/sardinhada popular para todos aqueles que se atreveram a acompanhar-nos. Podemos garantir que foi um dia bem passado na companhia dos nossos vizinhos do Bacelo.
 


Futebol Inter-Freguesias

Mais um ano em que a Freguesia de Canaviais tem o orgulho de participar no torneio inter-freguesias promovido pela CME em articulação com as Freguesias Rurais e Urbanas


Aula de step na Praça José Joaquim Calado Piteira

No âmbito do programa MEXA-SE, teve lugar mais uma vez, na Praça José Joaquim calado Piteira mais uma sessão de Step.


Volta ao Alentejo passou pela Freguesia de Canaviais

A Freguesia de Canaviais teve o privilégio de receber a passagem dos ciclista nesta volta ao Alentejo em Bicicleta.


Por mais um ano consecutivo realizaram-se as brincas carnavalesca na Freguesia de Canaviais

Fotos
Brincas Carnavalescas 2009


27ª VOLTA AO ALENTEJO  EM BICICLETA

PASSA PELOS CANAVIAIS.

5 DE ABRIL

TRAJECTO A EFECTUAR NA FREGUESIA DE CANAVIAIS:

Chegada prevista aproximadamente pelas
14, 00 H

- Caminho Municipal 1087 (Estrada de Ligação
   Louredo/Berlim)
- Rua da Eufusina
- Rua das 5 Cepas
- Rua da Paz
- Caminho Municipal 1087-1
(Estrada das
  Salvadas)


Em reunião pública de 25 de Março
Câmara de Évora aprovou adjudicação de empreitada para construção da Escola EB1/JI dos Canaviais

A Câmara Municipal de Évora aprovou dar sequência a um compromisso anteriormente assumido que levará ao início da construção da Escola EB1 e Jardim-de-Infância dos Canaviais.

Esta decisão, considerada por unanimidade como urgente dada a manifesta carência deste equipamento para satisfazer as necessidades da população desta freguesia, foi tomada com três votos contra da CDU, cujos vereadores consideraram-se não suficientemente esclarecidos da clareza processual que esteve na base da decisão final do júri.

O Vereador do PSD absteve-se por considerar que o projecto pode ser bloqueado judicialmente, embora reconheça que a decisão do júri e a apreciação jurídica de todo o processo estão plenamente conforme a lei vigente.

Os Vereadores do PS e o Presidente afirmaram a sua plena convicção na transparência, clareza e lisura de todo o procedimento, conjugado com a necessidade de concretizar este benefício para a população dos Canaviais, pelo que votaram favoravelmente a proposta, que foi aprovada com o voto de qualidade do Presidente da Câmara Municipal.


 

Por mais um ano consecutivo a Casa do Povo de Canaviais, saiu à rua com as tradicionais "Brincas Carnavalescas" com o fundamento de "o lavrador".

Nos dias de carnaval passaram por diversos bairros, pela Camara Municipal de Évora e pelo Convento do Espinheiro a mostrar que a tradição por estas zonas ainda se mantém ao longo dos anos.

Agradecemos a todos os que estiveram envolvidos e que mais uma vez nos animaram com a sua representação.


No mês de Janeiro último, tal como aconteceu noutros anos, o ATL da Casa do Povo de Canaviais cantou as tradicionais "Janeiras", junto de alguns cafés da Freguesia, bem como em frente à Junta de Freguesia.
Foi um bom momento de animação onde se juntou a tradição com o bem cantar alentejano do ATL da Casa do Povo.


No dia 24 de Dezembro último foram entregues na Junta de Freguesia 50 cabazes de Natal, oferecidos pelo Sr. António da Rabazana às cinquenta familias mais carenciadas da Freguesia de Canaviais.
Neste sentido, e em nome de todos, a Junta de Freguesia agradece tal gesto por entender que o Natal é "ser" e não "ter".
Desde o ano 2000 que o Senhor António da Rabazana oferece cabazes de Natal às familias mais carenciadas da Freguesia.
Mais uma vez, muito OBRIGADO, Sr. ANTÓNIO DA RABAZANA.


Ministro presente nos Canaviais

Pela primeira vez na história da nossa Freguesia podémos contar com a presença de um Ministro do Governo.
No dia 12 de Novembro pelas 10.00 horas da manhã, o Sr. Ministro do Trabalho e da Segurança Social. Dr. José António Vieira da Silva esteve presente na Casa do Povo de Canaviais para uma sessão de divulgação do COMPLEMENTO SOLIDÁRIO DO IDOSO.

Mais de 160.000 idosos já recebem o Complemento Solidário em todo o País.
"Isto não é uma esmola, é um direito que as pessoas têm", afirmou Vieira da Silva, apelando aos potenciais beneficiários para se candidatarem ao apoio.

No distrito de Évora, segundo o mesmo, o Complemento Solidário do Idoso já é atribuido a 4180 pessoas, numa taxa de incidência de dez por cento.


Parque Infantil nos Canaviais

Já está aberto ao público o parque infantil de Canaviais, que dará por um lado resposta ao Jardim de Infancia que se encontra ao lado do mesmo, e por outro lado dará resposta a todas as crianças da Freguesia que o queiram utilizar.
Consideramos que esta obra trouxe uma mais valia para a Freguesia em geral e para a Praceta José Joaquim Calado Piteira em particular, visto que nos meses de Verão será certamente um local de agrado para todos.
O parque infantil conta com um baloiço, uma parede de escalada e um escorrega.


Peça de teatro realizada na Casa do Povo

Mais uma peça de teatro realizada na Casa do Povo e promovida pela Junta de Freguesia.
Desta vez a "companhia" foi assegurada pelo Teatro do Frio, Pesquisa Teatral do Norte, CRL, que numa bela tarde de sábado animou miudos e graudos com a sua peça "Retalhos em Viagem", que são pequenas apresentações que os mesmos institulam de solos, com textos originais inspirados no universo poético de O Brincador de Álvaro Magalhães.


Exmo Sr. Ministro do Trabalho e da Segurança Social presente na Freguesia de Canaviais

No dia 12 de Novembro pelas 10.00 horas da manhã, o Sr. Ministro do Trabalho e da Segurança Social. Dr. José António Vieira da Silva estará presente na Casa do Povo de Canaviais para uma sessão de divulgação do COMPLEMENTO SOLIDÁRIO DO IDOSO.


Passeio de cicloturismo

Por mais um ano consecutivo, a ARPIC levou a cabo o seu passeio de cicloturismo.
Foram muitos os que se juntaram numa agradável manhã de Domingo, tendo mais uma vez a Junta de Freguesia participado de forma activa neste passeio.


Término das obras da Rua da Eufusina

Finalmente estão concluidas as obras da Rua da Eufusina, proporcionando assim a todos os municipes de Canaviais uma alternativa para se deslocarem de e para Évora.
O asfaltamento com betuminoso, as bolsas de estacionamento, o passeio que até agora era inexistente,e uma passadeira sobre-elevada são algumas das obras que foram executadas neste acesso tão importante ao bairro dos Canaviais.
 


Mais um passeio anual promovido pela Junta de Freguesia para proporcinar o convivio a todos quantos participarem nesta iniciativa.
Venha passear no dia 27 de Agosto e junte-se a nós.

 


Jornada de trabalho com o objectivo de ganhar um novo espaço ciclo-pedonal

Na sequência da abertura de antigos caminhos da Freguesia que foram ficando obstruidos pelo mato, foi levado a cabo mais uma jornada de trabalho com o objectivo de ganhar um novo espaço ciclo-pedonal para os municipes, que permitirá uma ligação à eco-pista de forma mais célere e segura.
Aproveitamos a oportunidade para o convidar a visitar este local, onde a sua entrada é junto às galerias de móveis de S.Francisco e a sua saida é proximo da quinta dos apóstolos e que tem acesso à eco-pista pela Quinta dos Loios.


Mais um ano consecutivo em que a Junta de Freguesia adere ao Mexa-se.

No passado dia 5 de Abril, as espectativas foram superadas, visto que as pessoas aderiram em massa à sessão de "BODY COMBAT", sendo esta uma novidade para cerca de 90% dos participantes deste dia.
Apareça, traga um amigo e não esqueça ..." ao praticar desporto, estará a ajudar a sua saúde"


Sessão de esclarecimento à Prevenção de Fogos.

No dia 3 de Abril de 2008, na Casa do Povo de Canaviais, houve uma sessão de esclarecimento em relação à Prevenção de Fogos.
A apresentar esta sessão esteve a GNR, que em parceria com a Junta de Freguesia, a seguir ao evento se deslocou aos locais mais problemáticos da Freguesia.
Como este é um problema de todos, não esqueça: "Mais vale prevenir, do que remediar".


A Junta de Freguesia adquiriu para o Jardim de Infância uma parede de escalada com escorrega e dois baloiços para assim dar resposta a todos os miúdos que o frequentam. Sendo um pequeno parque infantil uma lacuna nos Canaviais devido ao número de crianças existentes, e tendo o orgão executivo bem presente este problema, decidiu por unanimidade fazer esta aquisição, que pelo menos, em nosso entender vai dar já uma resposta a algumas destas crianças.
 


No dia 6 de Janeiro, a Casa do Povo de Canaviais decidiu cantar os Reis pela Freguesia, passando por várias instituições incluindo também a Junta de Freguesia de Canaviais no seu percurso.
Desta maneira a Casa do Povo tentou mais uma vez que não se perca a tradição


NATAL

No dia 22 de Dezembro de 2007 e pelo 3º ano consecutivo, com o apoio da Junta de Freguesia, o benemérito Sr. António da Rabazana, nome pelo qual é mais conhecido nos Canaviais, ofereceu às familias mais carenciadas da Freguesia 50 cabazes de natal.

E porque o Natal é ser....e não.... ter!!
Aqui vai em nome de todos o nosso muito obrigado, SR. ANTÓNIO DA RABAZANA

 


 

OBRAS

Iniciaram-se a 21 de Maio as obras da rede de abastecimento de água para de seguida se realizar a pavimentação, ou seja, o asfaltamento com betuminoso.
A conclusão das obras está prevista para o fim de Setembro


OBRAS NA RUA DA EUFUSINA E RUA DO FAÍSCO


Novas Oportunidades

A Junta de Freguesia em parceria com a Fundação Alentejo, irá dentro em breve estar envolvida na formação na área das “novas oportunidades” com o objectivo “Quer aumentar a sua escolaridade?”.

Neste momento estamos a receber inscrições onde poderá receber novas informações.


FESTAS
Praça José Joaquim Calado Piteira

Com o objectivo de proporcionar alguns momentos de convívio/animação está a Junta de Freguesia a organizar, às sextas-feiras e sábados pelas 21.30 horas, durante o mês de Agosto de 2007 algumas actividades tais como:

Projecção de Filmes, Momentos Musicais, Ciclo de Cinema Português e muitas outras actividades.


Unidade Móvel de Saúde

A unidade móvel de saúde iniciou o seu trabalho de promoção da saúde e prestação de cuidados de saúde junto dos utentes em Novembro de 2006.
Como não foi possível instalar no Departamento de Psiquiatria, os cuidados de saúde, e após este órgão executivo ter tomado conhecimento que a sub-região de saúde, estaria a preparar uma unidade móvel de saúde, foram estabelecidos contactos para que a Freguesia de Canaviais fosse contemplada no programa.

Na Praça José Joaquim Calado Piteira, às 2ªs e 5ªs feiras das 09.00 às 12.00 horas:

- Avaliação da Glicemia capilar (diabetes);
- Avaliação da tensão arterial;
- Fazer pensos;
- Fazer ECG (electrocardiograma)

É Necessário:

1- Cartão de utente
2 – Guia de tratamento médico

Os tratamentos são iguais ao do Centro de Saúde.
Também para todos os utentes há uma recomendação e aconselhamento na alimentação a ser seguida, dependendo de caso para caso.


OBRAS
Casa do Povo de Canaviais


Em Parceria com a Direcção da Casa do Povo de Canaviais, a Junta de Freguesia está a envidar esforços no sentido da viabilização da aprovação do projecto apresentado de Reabilitação e Modernização da Casa do Povo de Canaviais.

Com estas obras permite-se desenvolver e adequar o maior espaço da Freguesia para todas as diversas actividades com vista ao desenvolvimento dos Canaviais.

 

   


©2007 - 2010 Junta de Freguesia de Canaviais