Historial  |  Eleitos  |  População  |  Desenvolvimento Económico  |  Tradição e Turismo  |  Transportes  | Instalações e Contactos

 

Voltar à Página Principal

 

População

 

A freguesia de Nossa Senhora da Graça do Divor sofreu um decréscimo populacional, devido à desagregação de diversas freguesias, em 1926. Segundo os censos de 1991, a freguesia encontrava-se apenas com 436 habitantes. Dez anos mais tarde, o número aumenta para 481, constando 376 eleitores recenseados. Indicam, ainda, as estatísticas que a população com idade inferior a 15 anos é de 15%; 14% é representado pelos habitantes com idades entre os 15 e os 24; os adultos em idade activa correspondem a 50% e o número de idosos equivale a 21% da população. Destaca-se, ainda, um outro grupo, de população estudantil, ocupando 18% da população demográfica.

   

 

 

Associativismo

 

Nossa senhora da Graça do Divor dispõe de várias associações recreativas que fomentam a convivência entre a população, a cultura e o desporto:

 


Associação Juvenil da Graça do Divor
Esta associação foi fundada a 01 de Fevereiro de 1990. Fazem parte da Direcção desta Associação dezassete jovens com idades compreendidas entre os dezassete e os vinte e oito anos. Actualmente, conta com cento e dez sócios, sendo a quota mensal de um euro, com entradas livres em todas as actividades realizadas. Em Abril de 2002, procedeu à inauguração do Ciberespaço, permitindo o acesso livre a todos os seus sócios. As actividades mais relevantes ao longo do ano são as seguintes: Actividades de Carnaval, Baile da Pinha, Actividades da Páscoa, Baile da Rosa, Baile do Chapéu, Arraiais, Excursões, Actividades de Natal e ainda participação nas Festas Populares.

Associação de Caçadores da Graça do Divor
Os adeptos da caça viram esta associação ser fundada a 12 de Janeiro de 1995.Tem como objectivo é a criação e exploração de zonas de caça associativa, a defesa e promoção de todos os interesses que se prendam ou relacionem com as espécies cinegéticas e o exercício da caça, promovendo a educação ecológica e a preservação da natureza.
A reserva associativa de caça desta Associação está inserida nos Concelhos de Évora, Arraiolos e Montemor-o-Novo. Foi recuperado pelos sócios e pelos proprietários o Monte Valada dos Folgos que irá servir para a concentração dos sócios nas jornadas de caça assim como para se reunirem e passarem momentos de lazer.


Associação de Idosos e Reformados da Graça do Divor
Datada de Março de 1999, esta associação permite que os idosos tenham melhores condições de vida, e toda a ajuda necessária. Para tal, ela é constituída por um Lar da Terceira Idade, um Centro de Dia e Assistência domiciliária.

Grupo Desportivo Cultural e Recreativo da Graça do Divor
Este grupo, fundado a 25 de Junho de 1982, pretende promover e divulgar as actividades desportivas, culturais e recreativas nesta freguesia. É composto por quinze elementos e tem mais de noventa associados, e conta com vasto número de prémios e participações.
O Grupo Desportivo organiza todos os anos a festa de aniversário que ocorre no principio do mês de Julho, participa também nas Festas de Verão que ocorrem no último fim de semana de Agosto em colaboração com outras associações desta freguesia. Foi aprovado muito recentemente em Assembleia Geral a criação de uma secção de cicloturismo.
Este Grupo encontra-se em negociações com a Câmara Municipal de Évora para a aquisição de terreno que até então é propriedade da Câmara.

Casa do Povo da Graça do Divor
Este edifício de utilidade pública foi fundado nos anos 50.
No campo da restauração, esta simpática freguesia oferece locais agradáveis aos seus visitantes, para que possam revitalizar as suas energias.

 

Voltar à Página Principal

 

Copyright © 2003 - 2014, Junta de Freguesia de Nª Srª da Graça do Divor
Todos os Direitos Reservados