Causas


#08
 
(PUBLICADO NO DIÁRIO DO SUL)

Arquitecto Jorge Pires (SRU Évora Viva)
DEFESA DO ESTUDO DA PARQUE EXPO

Para apresentar os aspectos específicos do estudo da Parque Expo sobre o tema da sessão, esteve presente o Arq.º Jorge Pires, administrador executivo da Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU) Évora Viva.
Na sua intervenção, Jorge Pires não se centrou no tema, mas optou por fazer um enquadramento geral do documento e da acção da SRU, tendo igualmente repetido as generalidades afirmadas na sessão anterior pelos representantes da Parque Expo acerca das unidades operativas e dos projectos estruturantes.
A defesa do estudo foi feita a partir de conceitos como atractividade, competitividade, salvaguarda de valores, habitabilidade... dirigidos ao Centro Histórico, e que a «nova geração de projectos», ou «ideias» e «soluções», constantes do documento, fazem valer, no seu entender. Pretende-se também «dar coerência e coesão ao território» para que se possa «deixar de falar de uma cidade intramuros e uma cidade extramuros».
A chamada “governância” foi também objecto da intervenção do Arq.º Jorge Pires, e é neste capítulo que a SRU assume um papel central, pois ela constitui a entidade decisiva em todos os processos de “reabilitação urbana” – elaboração dos documentos estratégicos, expropriações, licenciamentos e autorizações, outras formalidades. De destacar é o «envelope fiscal», que prevê alguns incentivos fiscais, sobretudo de âmbito municipal, a quem invista na recuperação do edificado.
A defesa que o Arq.º Jorge Pires fez do estudo mereceu mesmo um público louvor por parte do Presidente da Câmara, já no final do debate que se seguiu.
Se o leitor pretender ter um conhecimento completo do documento (que o orador sintetizou por meio de uma apresentação em “Power Point”), poderá obtê-lo na Internet, no site.

Para voltar atrás, clique aqui.

 

 

O Grupo | Actividades | Causas | Comunicados | Contactos | ©2004 GRUPO PRO EVORA