Comunicados

SOBRE A DEFESA DO PATRIMÓNIO


Em 16 de Novembro de 1919 foi formalmente fundado o Grupo Pro-Évora. Até hoje, somam-se noventa anos de actividade em defesa do património e de valores culturais da cidade de Évora.
Que sentido tem hoje a existência de um Grupo com estas características, quando o Estado, por meio de ministérios, delegações regionais, institutos específicos, autarquias locais e instrumentos de planeamento de diversa ordem, chamou a si as funções de preservação e valorização do património?
Sabendo que os contextos políticos, institucionais, sociais, económicos… sofreram alterações profundas e continuadas nestas nove décadas, quer em resposta a necessidades e interesses diversos (frequentemente marcados por imediatismos), quer por influência de contribuições teóricas que pretenderam solucionar novos problemas, a experiência histórica de um Grupo de defesa do património pode e deve constituir uma afirmação de estabilidade e de ponderação nos processos de decisão que marcam a vida da cidade. O modo como a actividade política tem sido praticada, frequentemente marcada por critérios eleitoralistas e imediatistas e tantas vezes recorrendo a personalidades exteriores às preocupações patrimoniais, reforça esta valia de um tal Grupo. Ler mais »»

 

CROMELEQUE DOS ALMENDRES MONUMENTO NACIONAL


Aproveitando a visita comentada ao Cromeleque dos Almendres a realizar no dia 2 de Maio, sábado, pelas 11 horas, iniciativa da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica (Ciência Viva), em colaboração com o IGESPAR, integrada no programa Ciência e Património, o Grupo Pro-Évora vem alertar as autoridades competentes para a tomada das necessárias e inadiáveis medidas de salvaguarda deste monumento, há muito identificadas.
Ler mais »»

 

QUE BIBLIOTECA PÚBLICA DE ÉVORA VAI CONTINUAR?


O Grupo Pro-Évora tomou conhecimento, no dia 23 do corrente mês, do texto do «Protocolo para o Arquivo e Bibliotecas de Évora» que irá ser assinado pelo IAN/TT (Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo), pelo IPLB (Instituto Português do Livro e das Bibliotecas), em representação do Ministério da Cultura, e pela CME (Câmara Municipal de Évora).
Ler mais »»

O FUTURO DA BIBLIOTECA PÚBLICA DE ÉVORA

O Grupo Pro-Évora congratula-se com o acordo a que chegaram o Ministério da Cultura e a Câmara Municipal de Évora quanto ao futuro da Biblioteca Pública de Évora, no qual estão consagrados os princípios fundamentais pelos quais temos pugnado, desde 1992, em defesa desta instituição eborense.
Ler mais »»

A UNIDADE DA BIBLIOTECA PÚBLICA

Empenhado, desde a sua fundação em 1919, na causa da defesa do património eborense, que sempre constituiu a sua razão de ser, e depois de décadas de esforços que, aliados aos labores de séculos passados, contribuíram decisivamente para a preservação da cidade, hoje justamente reconhecida como Património da Humanidade, o Grupo Pro-Évora uma vez mais desencadeou um movimento em prol da Biblioteca Pública de Évora.
Ler mais »»

A INTEGRAÇÃO DA BIBLIOTECA PÚBLICA NA UNIVERSIDADE DE ÉVORA

Foi com surpresa que tomámos conhecimento do protocolo agora assinado que prevê a integração da Biblioteca Pública de Évora na Universidade de Évora.
Fundada em 1806 por D. Frei Manuel do Cenáculo Villas Boas, a Biblioteca Pública de Évora é uma instituição cultural de enorme valor patrimonial não só pelo seu espólio valioso, mas pelo serviço público que presta à nossa cidade e a todos os investigadores portugueses e estrangeiros que a têm utilizado. Assim, não é difícil defender e justificar a sua existência como instituição autónoma com quase dois séculos de vida, fruto de muitas doações de particulares, que terão considerado improvável o seu desaparecimento, extinção ou mesmo a integração noutra instituição como agora se prevê.
Ler mais »»

 

O Grupo | Actividades | Causas | Comunicados | Contactos | ©2004 GRUPO PRO EVORA