Imagem panorâmica de Évora

CONTEÚDO da PÁGINA
MAPA do SITE
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Logo da AME

 

 

Sala de Imprensa da AME


 

 

Constituição da Mesa da AME, a 15 de Julho de 2011, ao centro o Sr. Presidente, Luís Capoulas Santos, à sua direita e à sua esquerda o Sr. Bruno Martins (Em substituição da Sra. 2ª Secretária, Amália Oliveira), e Sra. 1ª Secretária, Helena Costa, respectivamente.

 

Assembleia Municipal de Évora assumiu compromisso de inscrever 1,27 milhões de euros no orçamento de 2012 para pagamento da nova escola dos canaviais

A Assembleia Municipal reuniu extraordinariamente no passado dia 15 de Julho e aprovou a proposta camarária referente ao pagamento, no ano de 2012, dos valores constantes do contrato de adjudicação da construção da Escola EB1+JI dos Canaviais no montante de 1.278.220,20€. Esta deliberação da AME foi considerada essencial pelo Tribunal de Contas para emissão do visto, sem o qual não poderiam efectuar-se os pagamentos devidos pela execução da obra, cuja conclusão está prevista para o próximo mês de Setembro.

Nesta reunião extraordinária, a Assembleia Municipal de Évora foi ainda informada detalhadamente da forma como está a ser executado o Sistema de Protecção e a Intervenção da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Évora, numa apresentação feita pela referida Comissão.

Esta acção insere-se no âmbito do Plano Integrado de Acção da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens e inclui diversas sessões de informação/divulgação junto de diversas entidades do concelho, com o objectivo de dar a conhecer a Comissão e os problemas que justificam a sua acção no nosso concelho.

A Presidente da Comissão, Beatriz Antunes, acompanhada de Mariana Galésio (representante da Assembleia na Comissão), efectuaram a apresentação da Comissão, do Relatório de 2010 e do Plano Local de Promoção e Protecção dos Direitos da Criança, a desenvolver no triénio de 2012-2014, que incide em quatro eixos estratégicos: articulação institucional; promoção dos direitos da criança; estudo e análise da realidade concelhia; e problemáticas com maior incidência no acompanhamento da CPCJ.

A Comissão, que funciona no Largo de Avis, nº 117 a 123, tratou, em 2010, quase duas centenas de processos, tendo actualmente 114 processos activos, ajudando crianças e jovens dos 0 aos 21 anos, em casos tão diversos como negligência, maus tratos, abuso sexual, abandono escolar, entre outros.

Os membros da Assembleia Municipal colocaram várias questões, após as intervenções das técnicas, tendo o Presidente da Assembleia, Capoulas Santos, agradecido a forma e entusiasmo com que fizeram esta apresentação e realçado a qualidade e importância do trabalho desenvolvido pela Comissão.

Foi também apresentado, pela EDP, o projecto INOVCITY, que visa dotar a rede eléctrica de capacidade acrescida de telecontagem e de gestão remota da rede, apoio à integração de mais fontes de produção de energias renováveis e do veículo eléctrico.

A EDP - Distribuição está a implementar no Município de Évora este projecto piloto, no âmbito das redes inteligentes, pretendendo divulgá-lo o mais amplamente possível, em particular pelas entidades autárquicas e demais “forças vivas” locais.

Aos membros da Assembleia, o projecto foi apresentado pelos Engenheiros Eugénio de Sousa e Filipe Vasconcelos, tendo estes dois responsáveis explicado nomeadamente as diferentes fases, os principais benefícios e o potencial das redes inteligentes de electricidade na poupanças para os utilizadores, o ambiente e a factura energética do país.

Após a colocação de diversas questões por parte da Assembleia, o seu Presidente concluiu o ponto agradecendo a disponibilidade e a gentileza por esta vinda e sublinhando também a importância dos esclarecimentos prestados.

 

(Texto e Fotos de CME / DCRE)

 

 

 

 


Acessibilidade Web

Em conformidade com o nível 'AAA' das WCAG 1.0 do W3C    Valid XHTML 1.0 Transitional    CSS válido!    Símbolo de Acessibilidade à Web. [D]