Comunicados


A INTEGRAÇÃO DA BIBLIOTECA PÚBLICA NA UNIVERSIDADE DE ÉVORA


Foi com surpresa que tomámos conhecimento do protocolo agora assinado que prevê a integração da Biblioteca Pública de Évora na Universidade de Évora.
Fundada em 1806 por D. Frei Manuel do Cenáculo Villas Boas, a Biblioteca Pública de Évora é uma instituição cultural de enorme valor patrimonial não só pelo seu espólio valioso, mas pelo serviço público que presta à nossa cidade e a todos os investigadores portugueses e estrangeiros que a têm utilizado. Assim, não é difícil defender e justificar a sua existência como instituição autónoma com quase dois séculos de vida, fruto de muitas doações de particulares, que terão considerado improvável o seu desaparecimento, extinção ou mesmo a integração noutra instituição como agora se prevê.
Gostaríamos de encontrar razões válidas para uma medida como esta, que não fossem unicamente dependentes de critérios económicos e que tivessem em conta os verdadeiros fins culturais de valorização pública próprios de uma Biblioteca Pública como a que tem servido a nossa cidade. Não pretendemos pôr em causa a Universidade de Évora, nem a acção que tem meritoriamente desenvolvido em favor da cultura e da ciência na nossa região.
Manifestamos a nossa apreensão quanto à situação prevista para o Arquivo Distrital, dependente do Instituto Português de Arquivos (em extinção) e que dará lugar a outra instituição. Ignora--se o local para onde será transferido o Arquivo Distrital. O serviço de leitura pública da Biblioteca, frequentado por alunos de todas as Escolas da cidade, e pelo público em geral, merece uma atenção especial, dado que se trata da maioria dos utentes da Biblioteca e que se prevê instalar no local onde agora se encontra o Arquivo Distrital.

Évora, 25 de Março de 1992

A Direcção do Grupo Pro-Évora

 

O Grupo | Actividades | Causas | Comunicados | Contactos | ©2004 GRUPO PRO EVORA